O que é o Bootloader

 O bootloader é o pequeno programa que é executado quando você ligar o Arduino ou pressione o botão de reset. Sua principal função e de carregar um programa do seu computador escrito na IDE para o Arduino, que então escreve na memória do microcontrolador. Isto é importante, porque normalmente quando precisa carregar um programa para um microcontrolador é preciso de um dispositivo especial para gravar esse programa na memória. O bootloader é o que permite programar o Arduino usando apenas um cabo USB.


Porque preciso gravar o Bootloader no Arduino?

Há pelo menos quatro razões pelas quais você pode precisar fazer isso:
  1. Seu Arduino não tem um bootloader nele. Isso pode acontecer se você tiver substituído o microcontrolador com um novo chip. Isto é improvável que seja o caso com um Mini, uma vez que o chip não pode ser substituído, e todos têm o Mini bootloader instalado de fábrica.
  2. Substituir o bootloader existente por um bootloader diferente. O bootloader em Arduinos antes da Diecimila impõe um atraso de 10 segundos após o reset, enquanto aguarda informações do software do Arduino. Este atraso também ocorre quando o Arduino é ligado, ou após a programação. Há outros bootloaders que eliminam esses atrasos, incluindo o bootloader Diecimila, o bootloader Adaboot, o bootloader LilyPad, e outros. Você também pode baixar o código fonte e modificar o bootloader mesmo (veja esta página para mais informações e um link para o código-fonte). Isso é útil se você quiser que o seu projeto comece imediatamente, e especialmente útil se ele recebe dados de forma serial. Se o bootloader recebe qualquer entrada durante a inicialização, ele vai pensar que o software do Arduino está tentando falar com ele, e espera, possivelmente por tempo indeterminado, iniciando seu programa. Aqui está algumas informações sobre bootloaders.
  3. Não use um bootloader em tudo. O processo para substituir o bootloader no Arduino também permite substituir inteiramente, com sua própria aplicação. As vantagens de se fazer isso é que a sua aplicação vai começar imediatamente, e ele vai liberar 2K de memória de programa. A desvantagem é que você não será mais capaz de programar o Arduino via USB - você terá que usar o ISP (pelo menos até substituir o bootloader).
  4. O bootloader existente, de alguma forma corrompido. Isso é extremamente improvável. No entanto, é possível que em algumas circunstâncias a memória flash do Arduino  pode ter corrompido, e você pode não ser capaz de programar o Arduino normalmente. Reinstalar o bootloader pode corrigir esses problemas. É uma espécie de reformatação do disco rígido do seu computador.

No site Arduino.cc você encontra diversas coisas sobre o Arduino, inclusive tutoriais para gravar o bootloader, mas o site é todo em inglês. Futuramente pretendo publicar alguns tutoriais encontrados lá no site oficial, apenas para ajudar quem não tem tanta facilidade com inglês. 

Caso tenha alguma dica para um post basta deixa nos comentários. 

Comentários